Brasil
Acesso à Informação

CSP aborda as políticas e os sistemas de saúde na América Latina

18/08/2017

Editorial destaca que processos de modernização capitalista do século 20 aprofundaram desigualdades socioeconômicas originadas ainda no período colonial nas sociedades latino-americanas 

Por Ensp/Fiocruz

 

Disponível online, a revista Cadernos de Saúde Pública (vol. 33, supl. 2, 2017) enfoca as políticas e os sistemas de saúde na América Latina. As pesquisadoras da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Cristiani Vieira Machado e Luciana Dias de Lima assinam o editorial da publicação e ressaltam que as sociedades latino-americanas são marcadas por profundas desigualdades socioeconômicas, originadas no período colonial e reiteradas pelos processos de modernização capitalista do século 20. “As características histórico-estruturais dos países e de seus padrões de desenvolvimento influenciaram a trajetória e especificidades dos sistemas nacionais de proteção social. O Estado teve responsabilidades na reprodução de desigualdades, por meio de sistemas tributários regressivos e do caráter das políticas sociais”, analisam.

A partir das décadas de 1980/1990, segundo o editorial, os Estados latino-americanos passaram por processos de liberalização econômica e de democratização de diferentes ritmos e intensidades, com implicações para as políticas sociais. Nos anos 2000, a eleição de governos de centro-esquerda em alguns países suscitou expectativas de transformações nos modelos de desenvolvimento havendo na região experiências positivas da redução das desigualdades, porém, em meados da década de 2010, evidencia-se uma nova inflexão em várias nações latino-americanas, cujo cenário passa a se caracterizar por instabilidade econômica e política, ascensão de governos de perfil neoliberal e neoconservador, ameaças à democracia e a direitos sociais.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.