Brasil
Acesso à Informação

Conheça duas grandes obras de Luiz Fernando Ferreira publicadas pela Editora Fiocruz

26/10/2018
Voltados para diferentes públicos, ambos os livros abordam a Paleoparasitologia, área fundada pelo pesquisador
Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz)

Médicos, biólogos, farmacêuticos, veterinários, historiadores, cientistas sociais, arqueólogos. Estes são apenas alguns dos profissionais que têm muito a aprender com a paleoparasitologia. A área — que estuda parasitas encontrados em material arqueológico — foi criada pelo médico e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Luiz Fernando Ferreira, que faleceu no dia 22 de outubro. Tido como uma referência mundial, o brasileiro deixa um legado inegável para a ciência. Destacamos aqui dois livros publicados pela Editora Fiocruz.

Paleoparasitologia é um livro que aborda, de maneira simples e com uma linguagem acessível ao público, a importância de determinados parasitos na história evolutiva dos seres humanos.

Fundamentos da Paleoparasitologia é uma obra que conta com a participação de autores de diferentes países como Argentina, Estados Unidos, Alemanha e França. Este livro compila o estado da arte em paleoparasitologia ao redor do mundo e foi o grande vencedor do Prêmio Jabuti 2012 na categoria Ciências Naturais. Leia mais sobre as publicações:


Paleoparasitologia (Autores: Luiz Fernando Ferreira, Karl Jan Reinhard e Adauto Araújo)

No que pode interessar à saúde das pessoas um livro sobre fezes, ainda mais sobre fezes fósseis? O tema, estranho a muitos possíveis leitores, torna-se fascinante ao revelar como surgiram as doenças e como determinados parasitos evoluíram com o hospedeiro humano em sua longa história evolutiva, tanto biológica como social. Ao surgir como espécie, o ser humano herdou diversos parasitos de seus ancestrais e outros foram adquiridos durante a ocupação dos continentes. Assim, seus vestígios orgânicos deixados nos sítios arqueológicos possibilitam traçar rotas da Pré-História, bem como revelar interessantes aspectos da vida no passado. Saiba mais


Fundamentos da Paleoparasitologia (Organizadores: Luiz Fernando Ferreira, Karl Jan Reinhard e Adauto Araújo)

Ganhador do Prêmio Jabuti 2012, na categoria Ciências Naturais. Iniciativa inédita no mundo, o livro compila o conhecimento disponível sobre o assunto e apresenta o estado da arte em paleoparasitologia. Multidisciplinar por essência, a paleoparasitologia reúne contribuições de cientistas sociais, biólogos, historiadores, arqueólogos, farmacêuticos, médicos e tantos outros profissionais, sejam da área biomédica ou das humanidades. Com aplicações variadas, como nos estudos evolutivos ou das migrações, seus resultados, muitas vezes, dependem da associação entre os achados de laboratório e os vestígios culturais. Saiba mais