Brasil
Acesso à Informação

Carnaval com a saúde em dia

Confira dicas para se divertir, prevenindo-se contra doenças que ameaçam a folia

04/02/2016
Por Philippe Matta | Foto: Google Imagens
 

Carnaval é, quase sempre, sinônimo de aglomeração. Com tanta gente nas ruas, nos blocos e as altas temperaturas do verão, todo o cuidado é pouco. Vírus e bactérias se espalham com mais facilidade e podem invadir a festa. Para cair na folia com saúde, confira nossas dicas.

Dengue, chikungunya e zika
Contribua com a limpeza, evitando locais com lixo acumulado ou água parada, que atraem mosquitos. Não se esqueça de passar repelente e reaplicar, quando necessário, seguindo as recomendações do fabricante do produto, conforme a idade, frequência etc. Veja o infográfico criado pela equipe do Portal de Periódicos Fiocruz para saber mais sobre dengue, chikungunya e zika:
http://periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/aedes-em-foco-arboviroses-em-expans%C3%A3o-no-brasil

Desidratação
"Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água, não...". Bebidas alcoólicas associadas ao calor podem levar à desidratação. No Carnaval, beba bastante água, adote uma alimentação balanceada e descanse um pouco entre um agito e outro.

Doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids
Apesar dos avanços no tratamento da aids e de outras doenças transmissíveis, a melhor maneira de se proteger é a prevenção: a camisinha é o principal escudo contra o HIV e a maior parte das DST. Leia alguns artigos publicados nas revistas científicas da Fiocruz sobre o assunto:
http://periodicos.fiocruz.br/pt-br/content/dia-mundial-de-luta-contra-aids
http://periodicos.fiocruz.br/pt-br/publicacao/4682

Herpes e mononucleose
Atenção, beijoqueiros e beijoqueiras! A mnonucleose (conhecida como doença do beijo) é transmitida pelo contato com secreções orais e a transmissão pode ocorrer mesmo após os sintomas terem desaparecido. A herpes também é uma doença transmissível. Use preservativos nas relações sexuais e não compartilhe objetos que possam estar contaminados com secreções ou sangue. Saiba mais sobre a doença: 
http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=mononucleose

Tétano
O tétano é uma doença infecciosa, contraída através de cortes na pele. Mantenha sua vacinação em dia e tome cuidado com objetos perfurantes. Nos pés, use de preferência calçados fechados e confortáveis. Conheça um pouco mais sobre o histórico dessa doença:
http://periodicos.fiocruz.br/pt-br/publicacao/19010

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.