Brasil
Acesso à Informação

Cadernos de Saúde Pública lança perfil no Facebook

11/07/2016

Revista editada pela Fiocruz amplia sua presença na web. Acompanhe as publicações, entre na rede e compartilhe!

 

 

Por Ana Furniel (Portal de Periódicos Fiocruz)

A internet há muito se consagrou como o meio mais utilizado para disseminar informações e, cada vez mais tem sido utilizada para ampliar o potencial de divulgação de revistas científicas internacionais de prestígio. As redes sociais têm sido espaço para prática de diversas estratégias de comunicação, seja para o público especialista (como autores e leitores em potencial da publicação) quanto para os tomadores de decisões, a mídia e a sociedade em geral. De olho nesta tendência, periódicos brasileiros também têm utilizado as redes sociais para divulgar suas edições e artigos, ampliar seu público leitor, atrair submissões, melhorar sua visibilidade, dentre outras possibilidades. É o caso da revista Cadernos de Saúde Pública (CSP), editada pela Fiocruz, que acaba de lançar seu perfil no Facebook.

Os Cadernos são uma publicação mensal, editada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A revista é voltada à produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. Entre os objetivos do periódico está o estímulo à reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Atualmente, os Cadernos são uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública na América Latina. A cuidadosa seleção dos artigos, assim como a periodicidade e regularidade da publicação têm garantido ampla disseminação de conhecimentos junto à comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.