Brasil
Acesso à Informação

Avaliação da aprendizagem: o que tem sido feito?

19/09/2018

Em artigo, autores discutem avaliação da aprendizagem em saúde coletiva, durante o estágio supervisionado

Por Valentina Leite (Portal de Periódicos Fiocruz) | Foto: Unsplash

 

Como é feita a avaliação da aprendizagem de estágio em saúde coletiva? É esta a questão levantada pela Revista Trabalho, Educação e Saúde, em artigo publicado na sua edição mais recente (vol.16, n.3, maio-ago/2018). Pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Universidade Regional do Cariri (Ceará), discutem a avaliação no processo de formação da assistência de enfermagem em saúde coletiva, no decorrer do estágio supervisionado. 

Crescentes discussões têm evidenciado a necessidade de pensar a formação profissional. Com esse objetivo, o artigo estabelece um diálogo com pensadores da saúde coletiva e da avaliação da aprendizagem por competências, principalmente da medicina. Assim, tiram conclusões relevantes a respeito da avaliação por competência - como, por exemplo, o fato de que devia estar melhor alinhada às mudanças curriculares em curso. 

Os autores também identificam novas demandas na formação de perfis profissionais em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). "Surge a necessidade de uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com perfil profissional qualificado para o exercício com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos, senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania", destacam. 

Leia o artigo completo aqui no Portal de Periódicos Fiocruz.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.