Brasil
Acesso à Informação

Arca lança espaço em rede social

21/10/2015

Repositório Institucional ganha fanpage para disseminar conteúdo e ampliar interação com o público

Por Portal de Periódicos Fiocruz*

 

Um lugar para chamar de seu. O Repositório Institucional da Fiocruz – Arca é um dos principais instrumentos para a consolidação da Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz. Tem o objetivo de reunir, hospedar, preservar, tornar disponível e dar visibilidade à produção científica da instituição. É onde os pesquisadores podem fazer o arquivamento de sua produção intelectual. Hoje (21/10) a Fiocruz lança a fanpage do Arca – como parte da Semana Internacional de Acesso Aberto. Esta é mais uma iniciativa institucional para disseminação do conteúdo, que contribui para ampliar a interação com os usuários.

Portal Fiocruz conversou com especialistas de duas unidades Fiocruz que incluem suas publicações no Arca com assiduidade: a pesquisadora Isabela Cabral Félix de Sousa, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, e Fábio Russomano, docente permanente do Instituto Fernandes Figueira. Eles contam como tem sido a experiência do arquivamento e seu envolvimento com a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da instituição.

Para Isabela, é importante buscar "mecanismos para que os trabalhos acadêmicos possam ser amplamente divulgados e acessíveis a todos". Fabio, por sua vez, comenta que "a Política de Acesso Aberto é um avanço para a disseminação de informações, não só por facilitar o acesso à produção científica, mas também por permitir a divulgação de resultados de pesquisas independente de interesse econômico ou político". 

Leia a entrevista com Fábio e Isabela no Portal Fiocruz e veja como é simples fazer o arquivamento no Arca, acessando o tutorial.


* Com informações do Portal Fiocruz.

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.