Brasil
Acesso à Informação

4º Pré-Confoa celebra 10 anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde

Painel Comunicação científica, integridade e acesso aberto reúne Adeilton Brandão (Memórias do IOC), Sarita Albagli (Ibict) e Kenneth Camargo (Uerj)

21/08/2017
Por André Bezerra (Icict/Fiocruz)


Celebrando os 10 anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), o 4º Encontro Pré-Confoa (parte das atividades da 8ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto) terá como tema Comunicação científica, integridade e acesso aberto. O evento acontece nesta quarta-feira, 23 de agosto, às 13h30, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Um painel com diferentes especialistas trará debates atuais sobre as temáticas de informação, comunicação e saúde.

O pesquisador Adeilton Brandão, co-editor da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz tratará da revisão e do controle dos editores na comunicação científica. Já Sarita Albagli, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), fará uma apresentação sobre ciência aberta e inovação cidadã. Também participa do painel o pesquisador Kenneth Camargo, do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que atuou à frente de diversos periódicos do campo da saúde, como o American Journal of Public Health, dentre outras iniciativas.

Sobre a Reciis

Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é a revista editada pelo Icict/Fiocruz. Com conteúdo multidisciplinar, publica, a cada três meses, artigos nas áreas de comunicação, informação e saúde. Em conformidade aos princípios do acesso aberto, a Reciis publica artigos originais, artigos de revisão, ensaios, entrevistas, imagens comentadas, notas de conjuntura, relatos de experiência e resenhas de livros e de produções audiovisuais.


4º Encontro Pré-Confoa - 10 Anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) - Comunicação científica, integridade e acesso aberto
Dia 23/8, às 13h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br
As inscrições são gratuitas e a atividade terá transmissão online pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.
Todos os conteúdos dos encontros Pré-Confoa podem ser consultados no repositório institucional Arca.
A 8ª Conferência Luso Brasileira de Acesso Aberto será realizada nos dias 4, 5 e 6 de outubro, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.