Brasil
Acesso à Informação

Os riscos dos desastres naturais para a saúde e o meio ambiente

Contextualizando a passagem dos furacões Harvey e Irma (pelos EUA e Caribe), o Portal de Periódicos Fiocruz traz uma seleção de artigos sobre os efeitos dos desastres naturais

08/09/2017
Por Ana Furniel e Flávia Lobato

 

A passagem dos furacões Harvey e Irma (pelos EUA e Caribe) está colocando a vida de milhares de pessoas em risco, alertando para relação entre os desastres naturais e suas consequências para a saúde e o meio ambiente.  O furacão Irma está no caminho da Flórida, tornando-se o segundo a atingir território dos EUA em duas semanas. O Harvey matou cerca de 60 pessoas e causou cerca de US$ 180 bilhões em danos após atingir o Texas no final do mês passado. 

Eventos como inundações, chuvas de granizo, vendavais, incêndios florestais, estiagem e seca, geadas, ondas de frio e de calor, deslizamentos sempre têm um curso natural. Contudo, a relação das sociedades com a natureza pode transformar esses eventos em ameaças e perigos significativos, provocando desastres com graves consequências para a saúde e o bem-estar das populações.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em países como o Haiti, por exemplo, o aumento nos casos de cólera após a passagem do furacão Matthew, em 2016, se deve às enchentes, que afetaram os sistemas de água e de saneamento. As equipes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertaram sobre o aumento do surto de cólera no Haiti em decorrência das inundações provocadas pela passagem do Matthew. Entre 2010 e 2016, o Haiti teve 790 mil casos de cólera e mais de 9,3 mil pessoas morreram.

Diante deses contextos, o Portal de Periódicos Fiocruz traz uma seleção de artigos das revistas científicas editadas na instituição. Com uma abordagem transversal, o conteúdo apresenta questões diversas, tais como: doenças que ameaçam as populações atingidas em inundações (como cólera e leptospirose); formação de redes de colaboração em situações de emergência; história e meio ambiente; relação entre homem e natureza numa perspectiva ética; educação e comunicação sobre saúde e meio ambiente; determinantes sociais e justiça ambiental; estresse pós-traumático; vigilância em saúde; entre outras. Confira os artigos selecionados, reflita e compartilhe:

 

Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.